O ensaio pré-wedding é muito mais do que apenas fotos bonitas. É uma pausa na correria dos preparativos do casamento, um respiro para vocês, noivos, se reconectarem e celebrarem a história de amor que os trouxe até aqui. É um momento de carinho, cumplicidade e diversão que será eternizado em imagens que são a cara de vocês.
Mas, para que tudo saia perfeito, é preciso um pouco de planejamento. E é exatamente para isso que criamos este guia: para ajudar vocês a organizar cada detalhe e ter uma experiência incrível!
1. Definam o estilo e o local do ensaio
A primeira e mais importante etapa é pensar no que realmente representa a história de vocês. O ensaio pode ter mil formatos, e o ideal é que ele reflita a personalidade do casal.
- Pensem no significado: Onde vocês se conheceram? Qual foi o local do primeiro beijo? Um lugar que costumam viajar? Escolher um cenário com valor emocional vai trazer mais naturalidade e emoção para as fotos.
- Escolham apenas um local: Para aproveitar ao máximo o tempo do ensaio, o ideal é escolher apenas um local. Ficar mais tempo no carro do que fotografando não é a ideia! Além disso, o local é secundário, pois o foco do ensaio são vocês. Lembre-se: "Qualquer lugar pode resultar em um ensaio bonito, basta que ele faça sentido para a pessoa e reflita a atmosfera do casal."
Depois de decidir, fale comigo sobre suas ideias. Juntos, podemos escolher o melhor lugar, ver se há necessidade de autorização ou taxa de entrada e garantir que o local seja seguro e acessível. Para casais mais discretos, uma boa ideia é pensar em cenários mais reservados.

2. Escolham os melhores horários (a luz é tudo!)
A luz natural é o elemento mais importante para a fotografia, e a luz ideal faz toda a diferença no resultado final. Para isso, os melhores horários são a "hora dourada" (golden hour), aquela luz amarelinha do final da tarde, mas nada impede de um dia nublado render ótimas fotos.
- Ao nascer do sol: A luz é suave, fresca e cria um clima etéreo. É uma ótima opção para locais que ficam muito cheios durante o dia.
- No final da tarde: Cerca de uma ou duas horas antes do pôr do sol, a luz fica dourada, quente e super romântica. É o momento perfeito para fotos cheias de afeto. Aqui em Brasília o por do sol dá um show a parte.
Sempre evitem o horário do meio-dia, quando o sol está a pino. A luz forte e direta cria sombras duras e pode deixar vocês desconfortáveis. A gente conversa e alinha o melhor horário para o ensaio.

3. A escolha dos looks: conforto e personalidade
A roupa que vocês usam precisa estar em sintonia com o local e, principalmente, com o estilo de vocês. O conforto deve ser prioridade.
- Definam a quantidade de looks: Recomendamos escolher entre 1 e 3 looks diferentes, mas saibam que usar apenas um look faz o ensaio render muito mais, pois não há paradas para troca de roupa, mantendo a sintonia e o clima.
- Coordenação, não combinação: O ensaio é sobre o casal, não sobre as roupas. Evitem looks idênticos e prefiram coordenar as cores e estilos.
- Cores e estampas: Para locais em meio à natureza, como sítios, fazendas ou cachoeiras, evitem estampas e listras. Prefiram cores lisas, como tons terrosos, claros, preto, branco ou vermelho. Para ensaios em cenários urbanos, podem usar cores mais vibrantes.
- Detalhes que fazem a diferença: Venham com o primeiro look já vestido. Usem sapatos que combinem com a roupa e sejam confortáveis, evitem salto em áreas com grama ou terra. Se a noiva for usar saia ou vestido curto, um short por baixo garante conforto e liberdade para se movimentar.
Para evitar correria, separem os looks, acessórios e sapatos com calma, um dia antes. E lembrem-se de levar tudo em uma mala de viagem, pois isso facilita muito o transporte.

4. Cuidados pessoais: a naturalidade é a chave
Pequenos cuidados garantem que as fotos fiquem ainda mais incríveis.
- Unhas, cabelo e maquiagem: Unhas bem feitas (das mãos e dos pés) fazem a diferença em closes. A maquiagem e o cabelo devem ser executados por profissionais, mas a palavra-chave é naturalidade. Evitem excessos e peçam para esconder pequenas marcas como cicatrizes ou olheiras. É sempre bom ter pó e batom para retoques.
- Depilação e barba: Para as mulheres, a depilação (axilas e pernas) é um detalhe importante. Já para os homens, a barba deve ser cuidada, pois cortes e falhas são difíceis de remover na edição.
- Penteados: Deixem o cabelo o mais natural possível, talvez solto no início e depois, se quiserem, podem prender de formas diferentes. Para os homens, o penteado do dia a dia é o ideal, apenas evitem excesso de gel, que pode deixar o cabelo com um aspecto "duro".

5. O mais importante: Confiem e relaxem!
O pré-wedding é uma oportunidade de se conectar conosco e com a câmera, o que faz com que vocês se sintam mais à vontade no grande dia. A nossa missão é capturar a essência de vocês, e para isso, a dica de ouro é: se permitam viver o momento!
Sejam vocês mesmos. Riam, abracem, beijem, sussurrem segredos. O nosso trabalho é registrar esses momentos espontâneos e genuínos. Confiem no processo, aproveitem a presença um do outro e deixem a mágica acontecer.
Preparados para viver essa experiência e ter memórias que durarão para sempre? Se tiverem qualquer dúvida, é só chamar. Vamos juntos criar algo único e inesquecível!
Soffiare Fotografia - Somos feitos de histórias...